PASET Bolsas de Estudo
Bolsas de Doutoramento disponíveis
Prazo para apresentação de candidaturas: 30 de Setembro de 2021 às 17:00 horas (Hora da África Oriental; UTC+3)
INTRODUÇÃO
A Parceria para as Competências em Ciências Aplicadas, Engenharia e Tecnologia (PASET) é uma iniciativa liderada por países africanos com o objectivo de reforçar as competências em Ciências Aplicadas, Engenharia e Tecnologia para promover a transformação socioeconómica na África Subsaariana (ASS). O Fundo Regional de Bolsas de Estudo e Inovação (RSIF) é o programa emblemático da PASET. O RSIF focaliza-se em tecnologias transformadoras que têm um impacto positivo de longo prazo na sociedade. É financiado por contribuições de governos Africanos, do Banco Mundial e do Governo da Coreia e é gerido pelo Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insectos (icipe) em Nairóbi, Quénia.
RSIF visa formar estudantes de Doutoramento e investigadores de Pós-Doutoramento de qualidade para reduzir o défice de recursos humanos especializados e altamente qualificados nas áreas de ciências aplicadas, engenharia e tecnologia (ASET) e contribuir para melhorar as capacidades de investigação e inovação nesses campos na ASS. A RSIF apoia a formação, investigação e inovação em cinco Áreas Temáticas Prioritárias: (1) TIC incluindo grandes dados e inteligência artificial, (2) Segurança alimentar e agronegócios, (3) Minerais, engenharia de minas e materiais, (4) Energia incluindo energias renováveis e (5) Alterações climáticas.
ELIGIBILIDADE
Para serem elegíveis para a Bolsa de Doutoramento RSIF, os candidatos devem:
• Possuir um mestrado relevante numa das áreas de estudo.
• Cumprir os requisitos específicos de admissão da Universidade Africana Hospedeira (UAA) do RSIF a que se candidatam.
• Ser cidadão Moçambicano ou de um outro país da África subsahariana.
• Será dada preferência aos candidatos com 35 anos de idade ou menos.
• Estar disponível a inscrever-se a tempo inteiro num programa de doutoramento numa UAA do RSIF no ano académico de 2021-2022.
• Não deverá ter outra bolsa de doutoramento, ou estar actualmente inscrito em qualquer Programa de Doutoramento quando se candidatar a uma bolsa de doutoramento do RSIF.
• Estar disponível a passar 6-24 meses numa formação “sanduíche” numa instituição parceira internacional (universidade, instituto de investigação ou empresa privada).
• Demonstrar que os seus objectivos de investigação estão bem alinhados com as Áreas Temáticas Prioritárias do RSIF e contribuir para o desenvolvimento de África.
BENEFÍCIOS
• A Bolsa de Doutoramento do RSIF cobre as propinas universitárias e as despesas relacionadas, as subsidio competitivo para cobrir as despesas de manutenção, viagens, seguros médicos e custos1 de investigação.
• Os bolseiros de Doutoramento do RSIF terão acesso a bolsas de investigação competitivas do RSIF após a conclusão do seu Doutoramento.
PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA
As candidaturas são aceites através da plataforma de candidatura online do icipe (https://app.rsif-paset.org). Não serão aceites candidaturas enviadas por correio electrónico ou em cópia impressa.
Consulte a lista de universidades anfitriãs africanas do RSIF selecionadas e as respectivas áreas temáticas aprovadas através do link (https://www.rsif-paset.org/partners/).