AMOR
Descrição
A AMOR é uma entidade legal sem fins lucrativos criada em 2009 por ambientalistas e especialistas em reciclagem com a sua sede em Maputo e escritórios nos municípios da Beira e Pemba. Focando em pilares de construção e promoção de infraestruturas, ou, apoiar o que já existe e encorajar novas capacidades e competências; sensibilização da população: nas escolas, nas universidades, na sociedade civil; no sector privado; advocacia e negociação: na legislação nacional e municipal; valorização dos resíduos: promoção das actividades existentes, e desenvolvimento das inovações. E seguindo os valores de Sustentabilidade, Desenvolvimento Inclusivo, Cidadania, Transparência, Igualidade, Humanismo e respeito, Não descriminação e Partilha de informação.
Objectivos
A nossa missão é a implementação de modelos de gestão de resíduos de forma sustentável que pode ser replicado em diferentes regiões de Moçambique e há mais de uma década a AMOR está a desenvolver o sector da reciclagem, tornando-o uma actividade sustentável para milhares de famílias em Moçambique.
Iniciativas
Rede de Ecopontos: Promoção de infra-estrutura de recepção e compra de material reciclável.
Nas cidades de Maputo e Matola, a AMOR está a implementar desde 2010, uma Rede de Ecopontos. Os “Ecopontos” são pontos de recolha e de compra de material reci- clável (papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleos e resíduos electrónicos), onde cada um pode vir levar os seus resíduos recicláveis. Em paralelo é oferecido o serviço de recolha com colectores móveis que, quando solicitados, recolhem os resíduos recicláveis directamente em residências, instituições públicas ou privadas e organizações, parar reencaminhar à Rede de Ecopontos.
Baldes AMOR: Programa de Instalação de baldes de lixo em lugares públicos
Hoje, verifica-se uma falta de baldes de lixo públicos nas artérias das cidades como nos lugares públicos o que obriga os utentes a percorrem longas distâncias para o descarte. Outro aspecto importante que apresenta como um dos desafios da gestão de resíduos é a falta de consciência ambiental da população que frequenta regularmente os espaços públicos. Tomando isto em conta, a AMOR desenhou o programa “Baldes de AMOR”. Este programa de limpeza patrocinada, gestão de resíduos e educação ambiental foi pensado para uma das zonas turísticas mais importantes da cidade de Maputo : a praia da Miramar (em frente ao Centro de Conferências Joaquim Chissano) até a praia da Costa do Sol (zona da pedra). Tem como objectivo garantir a gestão eficaz de resíduos sólidos com apoio de patrocinadores que podem anunciar a sua marca num espaço publicitário colocado em cima do balde. Pretende criar parcelas limpas que contam com 3 (três) baldes de lixo instalados e 1 (um) agente que realiza a limpeza, reencaminhando os resíduos recicláveis para a reciclagem através da Rede de Ecopontos e os resíduos não-recicláveis para a lixeira.
Recicla e Ganha: Usar o meio ambiente como vector de promoção e difusão da Cidadania nas escolas.
De forma a consciencializar e sensibilizar a população desde as primeiras fases do ensino escolar, a AMOR desenvolveu o projecto Recicla e Ganha!, de gestão educativa de resíduos recicláveis nas escolas. Implementados na Cidade de Maputo e Vilankulo para o ano de 2015, o sucesso do projecto culminou na sua expansão para as escolas situadas na Cidade da Beira.
Produtos
Carvão e Biocarvão: Transformação de resíduos orgânicos, de papel e papelão em carvão e biocarvão.
Todos os dias, os moradores das cidades de Maputo e de Matola consomem mais de 800 t de carvão para cozinhar. Por outro lado, estes mesmos moradores produzem aproximadamente 800t de resíduos orgânicos, papel e papelão cada dia. Então, porque não criar carvão a partir de resíduos orgânicos, papel e papelão? Isto irá permitir por um lado a diminuição de resíduos urbanos e por outro lado, a redução do desmatamento. Em Vilankulos, a AMOR já transforma 10m3 de resíduos orgânicos, papel e papelão em carvão por dia, através de uma técnica de baixo custo, que esta para ser ensinada as comunidades (usando para a divulgação os 9 comités de bairro da Vila de Vilankulos). A transformação da pedaços de carvão e pó. Os pedaços de carvão são usados directamente como carvão para cozinhar. O pó e transformado em briquetes ou aplicado nas machambas como “Biocarvão”.
Contacto
Telefone
+258 84 461 7764
info.amor@gmail.com
Website
http://www.amor.co.mz