Desafios

Redes de Pesca

Redes de Pesca: como reaproveitar as redes de pesca recolhidas dos nossos oceanos?
Proposto pelo PROAZUL e PESCAMAR

Artes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas são conhecidas também como “redes fantasma” ou “pesca fantasma”. Ainda que muitas vezes invisíveis, estas redes são uma das maiores fontes de lixo marinho e têm impactos significativos no meio ambiente, economia, meios de subsistência e segurança alimentar.

O ProAzul, Fundo para o Desenvolvimento da Economia Azul, através do programa MaisPeixe Sustentável, repõe redes estragadas, cansadas e nocivas dos pescadores artesanais. Os pescadores entregam a rede antiga, têm de comparticipar com 20% do custo da rede nova e participam numa formação de gestão sustentável de recursos naturais.

O Grupo PESCAMAR, composto pela Pescamar, Efripel e Pescabom, é uma empresa especializada na pesca industrial e processamento de produtos do mar, que opera em Moçambique há 40 anos. Dentro do seu Programa de Actuação Responsável (PAR), desenvolveu um projecto de classificação e aproveitamento do lixo marinho (redes, cabos, plásticos e outros), com fim de evitar a contaminação dos oceanos e da cadeia alimentar.

Mas o que fazer com todas estas redes armazenadas?
Precisamos da vossa ajuda para dar uma 2a vida a estas redes. A falta de aplicações destas redes armazenadas faz com que estas se acumulem e terminem queimadas, num aterro sanitário, ou nas praias.
Por outro lado, são escassos os incentivos para que estas redes nunca cheguem a ser descartadas no oceano.

Procuramos
Várias soluções inovadoras, de todo o país, para:
a) Reutilização e transformação das redes já recolhidas, cansadas ou estragadas.
b) Recolha das redes perdidas ou descartadas no oceano.

Se tens alguma ideia, solução, negócio candidata-te a este desafio!

DESAFIOS DO MOZAZUL INOVAÇÃO – o que são?
Os Desafios do MozAzul Inovação são uma série de processos de inovação que contam com a colaboração de actores-chave e partes interessadas multidisciplinares na procura de soluções inovadoras para desafios relacionados com o plástico e/ou lixo marinho. Estes desafios podem ser apresentados por instituições, desde o governo, empresas, ONGs, sociedade civil, entre outros, e qualquer interessado/a pode submeter as suas propostas de soluções.

Partilha nas tuas redes sociais